Portal “De Olho na Educação” é lançado durante encontro em São Paulo

Ativo 1 30 novembro, 2007

O portal lançado pelo compromisso Todos Pela Educação disponibiliza dados e avaliações que permitem visualizar um diagnóstico da educação no Brasil.

O compromisso Todos Pela Educação lançou, nesta sexta-feira (30/11) o portal http://www.deolhonaeducacao.org.br durante o encontro A Educação que Precisamos para o País que Queremos, em São Paulo/SP. O encontro promovido em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), teve como objetivo proporcionar uma ampla discussão sobre o tema e a sua importância para a promoção da competitividade do País, envolvendo gestores, educadores, empresários e formadores de opinião. O evento contou, ainda, com a entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

O movimento Todos pela Educação, juntamente com a empresa Rapp Collins e o Instituto Futuro Brasil, realizaram o lançamento do portal “De Olho na Educação”, desenvolvido por estas entidades. O presidente executivo do compromisso Todos pela educação, Mozart Neves Ramos, destacou o comprometimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o apoio na construção do portal. “O Inep e o IBGE foram fundamentais neste processo. A dedicação destes parceiros mostra que gente comprometida faz a diferença e transforma fala em ação”, destacou.

Mozart Neves Ramos foi aplaudido pelos participantes ao enfatizar que “2008 deve ser o ano da diferença no âmbito da educação e algumas coisas devem ser repensadas como o fato do diretor de escola ser efetivamente um gestor e não uma pessoa com indicação política”, grifou.

Priscila Cruz, diretora executiva do compromisso Todos pela Educação, apresentou as principais ações do Todos Pela Educação e descreveu o trabalho desenvolvido pela equipe de parceiros na construção do novo portal. “Para chegarmos aos cerca de 50 milhões de dados disponíveis no portal, foi um processo longo e trabalhoso e representa o ponto de partida de uma trajetória a ser percorrida com a atualização permanente das informações”.

Abaete de Azevedo e Ricardo Pomeranz, representantes da empresa Rapp Collins, responsável pelo desenvolvimento do portal, agradeceram a oportunidade de contribuir para este projeto disponibilizando uma grande ferramenta que servirá não só aos educadores e gestores educacionais, mas a todos os cidadãos brasileiros que desejam acompanhar e contribuir para uma educação de qualidade no Brasil.

Priscila Cruz explicou cada passo da navegação do portal, que conta com três seções principais: Indicadores, com a situação atual da educação brasileira por estados, municípios e regiões brasileiras; Comunicação, dedicada aos comunicadores e contém sugestões de pauta para jornalistas atualizadas diariamente, clipagem das principais matérias publicadas e veiculadas na imprensa brasileira, vídeos e áudios com entrevistas, conteúdos de rádio, e aulas oferecidas para jornalistas especializados em educação; e a seção Faça a sua Parte voltada para gestores, educadores e apoiadores, contendo recomendações de práticas que impulsionam a meta de uma educação de qualidade para todos os brasileiros. O portal apresenta, ainda, espaços destinados à análise dos dados, biblioteca e glossário. A seção análises, na forma de cruzamentos, permite, por exemplo, identificar a correlação entre o nível educacional dos pais dos alunos e o seu desempenho escolar, bem como o quanto os gastos em educação influenciam neste desempenho. A seção biblioteca recomenda leituras e a seção glossário informa sobre os conceitos que podem auxiliar na leitura correta das informações do portal.

A gestora do Instituto Futuro Brasil, Regina Madalozzo, apresentou a análise oferecida no novo portal entre os gastos educacionais e a qualidade da educação no Brasil. Utilizando-se dos dados do Inep/MEC, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Tesouro Nacional, Regina Madalozzo mostrou as variáveis apresentadas no portal bem como os gráficos que permitem analisar os cruzamentos e obter diagnósticos da educação brasileira.

Movimento Brasil Competitivo – O MBC foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Certificado pela ISO 9001:2000 desde novembro de 2004, o MBC tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população.

Todos Pela Educação – O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos de Educação se uniram no compromisso Todos Pela Educação: uma aliança que tem como objetivo garantir Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022, bicentenário da Independência do País.

Conselho Nacional de Secretários de Educação – O Consed, fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega os interesses das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Ao longo de sua história, tem ocupado papel estratégico nas conquistas educacionais do país, promovendo a interlocução com o governo e com a sociedade civil, particularmente na luta pela democratização e melhoria da qualidade da escola pública.

Informações para a imprensa:

Enfato Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa do MBC
Raquel Boechat – (51) 8121.7061
Luciana Fagundes (61) 9125.4097 – (61) 3329.2100
Aline Fernandes – (51) 8121.7065
Giuliana Giavarina – (51) 8121.7063
(51) 30.261.261 mbc@enfato.com.br http://www.enfato.com.br

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)