Parceria entre MBC e Tribunal do Rio busca eficiência na gestão

Ativo 1 27 agosto, 2021

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) apresentou, nesta quarta-feira, 25, ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o projeto Eficiência de Gestão com Foco em Resultados.  A proposta é a realização de uma parceria entre a organização e o tribunal carioca com o objetivo de dar mais agilidade aos processos judiciais, redução de gastos e melhoria nas áreas de suporte, projeto similar ao realizado no Tribunal de Justiça de São Paulo.

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, participou do encontro e destacou que a última reforma administrativa realizada no tribunal do Rio de Janeiro foi realizada há 20 anos e que chegou o momento de fazer melhorias para o aumento da produtividade e celeridade dos processos. “Tomei posse em plena pandemia, que trouxe uma imensa revolução do modo de funcionar no tribunal, por conta da necessidade de ingressarmos na era digital. Essa reforma que a gente planeja vai significar não apenas redução de gasto, mas transferência desses gastos para tecnologia e pessoal. Queremos colocar o tribunal no século XXI e obedecer a índices e indicadores”, afirmou o presidente do TJRJ.

O presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, afirmou durante o encontro que espera que o projeto possa inspirar reformas de judiciários de outros estados. “Uma justiça rápida, segura e tecnológica é essencial para a democracia e o desenvolvimento do nosso país. Uma justiça eficiente que inspire confiança muda a postura do cidadão e os benefícios para a sociedade são incalculáveis”, defendeu.

O diretor geral de Gestão de Pessoas do TJRJ, Gabriel Pinto, explicou que o Tribunal passa por um momento de grande desafio com o aumento de processos. “A demanda da sociedade tem aumentado, mas o quadro de servidores efetivos só diminui. A solução da fórmula de menos funcionários com maior demanda passa pela busca de maior eficiência. É isso que esperamos com esse projeto em conjunto com o MBC”, explicou o diretor.

Para Gerdau, a modernização do governo é muito importante, mas não pode estar limitada ao Legislativo e Executivo. “Tenho convicções de que transformações nos três poderes são extremamente importantes e nenhum deles pode deixar de acompanhar o desenvolvimento. Por isso, é uma oportunidade fantástica de podermos unir esforços para modernizar o judiciário”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)