Núcleos técnicos se reúnem para avaliação de ações de combate ao Custo Brasil

Ativo 1 15 dezembro, 2021

Representantes dos núcleos técnicos do Custo Brasil se reuniram nesta quarta-feira, 15, para discutir os avanços da agenda de redução dos entraves de crescimento do país. O trabalho é coordenado pelo Movimento Brasil Competitivo. A diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, destacou a importância de toda a estruturação que tem sido feita e a parceria técnica com representantes de diversos setores produtivos.

“Estes grupos de trabalho têm sido essenciais porque identificam problemas, apresentam soluções e constroem posicionamentos em relação a este tema que é tão caro para o Brasil”, avalia.

Os núcleos são divididos em inovação, tributário, trabalhista, crédito, além de infraestrutura. Cada grupo tem uma pauta específica de discussão sobre medidas, junto ao Executivo e Legislativo, que possa reduzir de forma concreta o impacto do Custo na economia.

Um exemplo citado como destaque foi a criação da Frente Parlamentar Brasil Competitivo no Congresso Nacional com uma agenda legislativa com 40 pleitos distribuídos entre os 12 eixos da mandala do Custo Brasil, orientando o trabalho dos parlamentares em prol da competitividade do país. Desse total, 17 já foram aprovados ou implementados integralmente; dez foram aprovados na Câmara ou no Senado, 12 seguem tramitando e um não aprovado.

Qualificação de mão de obra para a indústria, ampliação e melhoria da oferta de crédito para pequenas e médias empresas, reforma tributária, ampliar os modais de logística e simplificação de obrigações acessórias são alguns dos temas considerados prioritários pelos núcleos.

Assessoria de Comunicação Social

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)