Núcleo técnico de Educação avança em parcerias com Conif e ABRH

Ativo 1 16 novembro, 2022

No mês de outubro, os integrantes do Núcleo Técnico de Educação do MBC trataram sobre projetos que serão desenvolvidos a ampliação e melhoria da formação de estudantes na educação técnica e profissional. Para isto está sendo desenhada uma parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), nova participante do Núcleo. A ABRH reúne 21 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, que promovem o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à atuação.

Para diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, essa parceria é fundamental. “A ABRH nos dará capilaridade às ações que estão sendo idealizadas pelo grupo, mas a ideia é começarmos por meio de um projeto piloto”, destacou.

Outra parceria essencial que avançou no Núcleo de Educação é com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A entidade é uma das principais instâncias de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

O Conif trabalha na valorização, no fortalecimento e na consolidação das 41 instituições congregadas sendo elas, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil. Nesta parceria, a proposta é iniciar projetos de qualificação de professores. “Identificamos uma série de gargalos e oportunidades que podem contribuir na qualidade do ensino técnico profissional, na questão da capacitação de docentes, mas também na formação dos alunos que irão atuar no segmento. Nesse sentido, estamos trabalhando em uma proposta inicial do Instituto Federal do Espírito Santo, que já tem uma atuação robusta na formação de professores”, explicou Alexandre Bahia, secretário-executivo do Conif.

Assessoria de Comunicação do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)