MBC participa de oficinas de revisão da E-Digital

Ativo 1 29 setembro, 2021

Integrantes da Coalizão Brasil Digital, grupo composto por empresas associadas ao Movimento Brasil Competitivo (MBC), participaram das oficinas temáticas para contribuir com a atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). Publicada por meio de decreto presidencial em março de 2018, a E-Digital instituiu os principais eixos de atuação do governo necessários para aumentar a competitividade brasileira por meio da economia digital. Os encontros ocorreram de 21 a 24 de setembro.

O objetivo das oficinas de revisão é fortalecer a transformação digital no país, aproveitando o potencial de tecnologias digitais para promover o desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo, com inovação, aumento de competitividade, de produtividade e dos níveis de emprego e renda no país. Entre os assuntos debatidos, o desenvolvimento da economia baseada em dados e novos modelos de negócios.

A E-Digital é resultado de uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que apresenta um amplo diagnóstico dos desafios a serem enfrentados, uma visão de futuro, um conjunto de ações estratégicas e indicadores para monitoramento  dos avanços na área.

“A  pandemia da Covid-19 acelerou as transformações digitais e a necessidade de adaptação dos eixos que foram considerados prioritários pela primeira versão da E-Digital”, avalia a diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro. Para ela, a participação do terceiro setor nas discussões de revisão do documento será importante para adaptar as estratégias de acordo com as necessidades da sociedade civil.

Entre os eixos de transformação da E-Digital estão a economia baseada em dados, um mundo de dispositivos conectados, novos modelos de negócios, cidadania e governo digital – eixo que deu origem à Estratégia de Governança Digital, atualizada a cada dois anos. Dentro desses eixos, o documento reúne 100 ações estratégicas para melhoria da economia digital brasileira. O Movimento Brasil Competitivo também participou das discussões para a construção da primeira versão do documento, em 2018.

Assessoria de Comunicação Social do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)