MBC lança 10ª edição da Revista Brasil+

Ativo 1 10 junho, 2021

A pandemia de Covid-19 trouxe impactos significativos para a área de educação. O avanço tecnológico tem um papel cada vez mais relevante para o mercado de trabalho. No Brasil, há um déficit de 1,8 milhão de pessoas para vagas especializadas no mercado. Isso significa que muitos jovens estão saindo do ensino médio despreparados para a vida profissional, consequência da baixa adesão de jovens e adolescentes ao ensino técnico ou profissionalizante. Esse é o assunto da matéria de capa da 10ª edição da Revista Brasil+, publicação semestral do Movimento Brasil Competitivo, que é lançada nesta quinta-feira, 10, e pode ser lida virtualmente.

A matéria de capa traz uma série de dados que demonstram como a educação profissionalizante concomitante ao ensino médio pode ser uma grande aliada na melhoria da competitividade brasileira e geração de riqueza para o país. A publicação traz o exemplo do “Sistema Dual”, utilizado em países como Reino Unido e Alemanha, que combina aprendizados práticos e teóricos, com atuação dos alunos em empresas, além da sala de aula.

Viabilizar esse investimento em educação e tecnologia é uma das pautas do governo de São Paulo. Em entrevista exclusiva à 10ª edição da Brasil+, a Secretária de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, apresenta as ações que a secretaria está realizando para a retomada do crescimento da economia após a crise. “A pasta reúne três pilares: toda a parte de atração de investimentos e competitividade do setor produtivo; a parte de ciência, tecnologia e inovação, que compreende o ecossistema do ensino superior e do ensino técnico e investimento em ciência; e o terceiro, de empregabilidade e empreendedorismo”, afirma Patrícia.

A publicação aborda também o risco de uma migração de multinacionais para outros mercados, devido ao alto custo Brasil. Dados demonstram que a insegurança jurídica, o sistema tributário complexo e a falta de infraestrutura imprimem um ambiente de negócios hostil ao país. A editoria de competitividade explica que a solução para esse problema passa pelas reformas estruturais, para tornar o Brasil atrativo a investimentos de fora.

Na editoria Perfil, contamos a trajetória de Miriam Wimmer, diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que comanda toda a fiscalização a segurança no ambiente digital do país. E leia também sobre o modelo de Reforma Administrativa feita por Portugal e como ela foi determinante para o saneamento das contas públicas e a retomada econômica.

Acesse aqui a publicação completa.

Assessoria de Comunicação Social do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)