MBC completa 20 anos de atuação para a melhoria da competitividade

Ativo 1 05 novembro, 2021

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) completa nesta sexta-feira, 5, 20 anos de parcerias para a transformação do Brasil. Criado em 2001, o MBC foi a primeira Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) no Brasil. Também é a única organização da sociedade civil cuja composição do conselho tem a participação de quatro ministérios. Durante a sua existência, a organização realizou diversos projetos para a melhoria da governança, gestão pública e educação, além da transformação digital e redução do Custo Brasil.

A organização realizou projetos para a melhoria da gestão e governança em diversos estados, municípios e no governo federal. De 2005 a 2016, o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) levou expertise empresarial em gestão para as administrações públicas brasileiras, contribuiu para incentivar a cultura de governança e melhorar a prestação dos serviços à população. Com 10 anos de criação, o programa alcançou uma economia de R$ 14,5 bilhões em redução de despesas e ganhos de receita para os governos estaduais, municipais e organizações públicas que aderiram.

Por iniciativa do MBC, em 2015, empresários e governadores se uniram para lançar o Pacto pela Reforma do Estado, que teve a missão de criar uma coalizão para melhorar a eficiência do setor público e ampliar a competitividade do Brasil. O Pacto foi composto por 18 governos estaduais.

Em 2016, o MBC lançou o Brasil Digital, que, com forte engajamento do setor empresarial, busca construir as bases para a digitalização da economia do país. O Manifesto Brasil Digital, documento publicado com a criação do grupo, reúne os principais eixos para a transformação digital do Brasil. Entre eles, as digitalizações dos setores público e privado, ambiente regulatório e normatizações, força de trabalho digital, infraestrutura digital, inovação e empreendedorismo digital.

Uma parceria entre o MBC e o Ministério da Economia, em 2019, materializou o Custo Brasil em 12 eixos de uma mandala que incluem gargalos de infraestrutura, necessidade de qualificação de mão-de-obra, simplificação do sistema tributário, dificuldades para quem quer empreender, dentre outros elementos. O estudo deu origem ao Programa de Melhoria Contínua da Competitividade, na Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia.

Assessoria de Comunicação Social do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)