Gestão eficiente é fundamental para a o desenvolvimento de smart cities

Ativo 1 31 Março, 2021

As iniciativas indispensáveis para o desenvolvimento de cidades inteligentes foram debatidas nesta terça-feira, 30, durante o Evento Regional Maceió, promovido pelo Connected Smart Cities. Durante o encontro, foi apresentado o estudo realizado pela Urban Cities em parceria com a Necta que mapeia os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 70 indicadores. A diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo, Tatiana Ribeiro, participou do encontro para apresentar a importância da melhoria da gestão e governança do contexto das smart cities.

O diretor comercial e marketing da Urban Sistems, Willian Rigon, apresentou durante o evento os principais indicadores em que Maceió se destacou no Ranking Connected Smart Cities 2020. De acordo com Rigon, Maceió se destaca pelo seu índice de empreendedorismo, inovação e tecnologia e por sua governança eficiente. “As cidades inteligentes proporcionam qualidade de vida aos seus habitantes, promovendo soluções com o uso ou não de tecnologia. Quando olhamos o recorte das regiões, Maceió é a 24ª melhor colocada no Nordeste e possui uma posição de destaque, mas ainda existem índices que precisam melhorar”, explicou o diretor comercial.

Nesse contexto, a diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, explicou que a organização tem trabalhado nos últimos três meses em conjunto com a prefeitura de Maceió com o objetivo de ajudá-la a oferecer cada vez melhores serviços públicos à população. “A gestão é a base para que possamos avançar numa cidade mais inteligente e mais sustentável. A base para isso é um processo maduro de gestão e governança interna para que se possa aplicar melhores recursos, ferramentas, qualidade do setor público como um todo”, afirmou Tatiana.

Tatiana explicou ainda que, além da gestão e governança, outro eixo que o MBC considera importante é a transformação digital. “A tecnologia é um grande acelerador para melhores resultados. No âmbito das cidades, ela possui um papel fundamental. O processo de aliar gestão, tecnologia e inovação para melhores serviços possui um grande potencial”, explicou.

Já o secretário municipal do Gabinete de Segurança de Maceió, Antônio Carvalho, afirmou que organizações como o MBC tem um papel fundamental ao trazer parcerias entre o setor público e privado. “A integração com o terceiro setor é de importância extrema quando a gente fala de cidades inteligentes”, disse Carvalho. O secretário também ressaltou a importância da realização de diálogos constantes entre empresas, governos e entidades para trazer soluções para o desenvolvimento do país.

“Conectar Maceió às principais iniciativas de gestão pública é o melhor caminho para que tenhamos resultados. Pensar em uma cidade inteligente a partir do cidadão, do ser humano. Promovendo cidadania, assegurando os direitos das pessoas a usufruírem da cidade. Nossa equipe tem como foco justamente isso, gostar de gente e trabalhar para melhorar a qualidade de vida de cada maceioense”, enfatizou o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas em entrevista sobre o evento.

Assessoria de Comunicação Social do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)