Promover o crescimento econômico, nos próximos 20 anos, elevando para 4,5% ao ano o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o que dobraria a renda média do brasileiro. Essa é uma das medidas necessárias para incluir o Brasil entre os países desenvolvidos até 2030.
A conclusão faz parte do estudo Visão Brasil 2030, uma mobilização para a construção de um sonho de longo prazo para o Brasil (link para o estudo), realizado, em 2014, ao longo de 12 meses, com base no trabalho de 150 especialistas, em 51 cidades, ouvindo 2.092 pessoas acima de 16 anos.
O estudo fez um diagnóstico da situação econômica e social do Brasil e apontou as mudanças estruturais necessárias para que o País conquistasse status de nação desenvolvida. Médicos, professores e representantes da sociedade se juntaram ao MBC e a organizações, como Arapyaú, Brava, Centro de Liderança Pública (CPL), Comunitas, Instituto Queiroz Jereissati, McKinsey Global Institute (MGI) e Instituto Semeia, para elaborar o levantamento.
Para alcançar a prosperidade das famílias brasileiras, algumas metas apontadas são o aumento da taxa de investimento do País para 25% do PIB, a elevação da poupança e a redução das taxas de juros. Para garantir uma renda digna à população, o PIB per capita deveria dobrar.
O estudo apoia-se em cinco pilares e possui análise e propostas divididas em oito grandes temas: desenvolvimento econômico e sustentável, infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, governança e gestão pública, sustentabilidade e engajamento do cidadão.
Os cinco pilares para um futuro melhor:
Crescimento sustentável
Aumentar a prosperidade dos cidadãos por meio de um modelo de crescimento inclusivo e sustentável
Para possibilitar que todos os cidadãos tenham uma renda digna, devemos buscar dobrar o PIB per capita até 2033, um crescimento médio de 4,5% nos próximos 20 anos.
Educação
Dar às crianças e jovens direito de sonhar, promovendo acesso à educação de qualidade a todos
Garantir o acesso à educação de qualidade no mesmo nível dos 30 melhores sistemas do mundo, com foco em alfabetização, formação e preparo para o mercado de trabalho
Saúde
Dar um salto de qualidade na saúde
Ser o país mais saudável da América Latina, oferecendo atendimento digno a todos os brasileiros a um custo sustentável para o sistema no longo prazo
Segurança
Transformar a realidade de violência epidêmica, garantindo que os brasileiros sintam-se seguros para atingir seu potencial
Reduzir as taxas de homicídios abaixo de 10 ocorrências por 100 mil habitantes e melhorar a percepção de segurança dos brasileiros
Governo eficiente
Promover melhores resultados no setor público, por meio de iniciativas transformadoras de governança e gestão
Buscar maior eficiência e eficácia no setor público brasileiro e maior envolvimento da população brasileiras na governança e gestão pública.