Custo Brasil é tema em curso de políticas públicas

Ativo 1 12 setembro, 2022

O tema Custo Brasil e os efeitos para o país está entre os temas abordados pelo curso gratuito de Políticas Públicas e Desafios Nacionais, realizado pelo Renova Br e Comunitas, com apoio do MBC. As aulas são ministradas pela diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, que explica a chamada mandala do Custo Brasil e detalha todo o modelo que culminou na mensuração do custo nacional, em 2019.

Ao longo da explanação, que está dentro do eixo Emprego, empreendedorismo e competitividade, o aluno poderá entender os itens que compõem o custo no ciclo de vida de uma empresa. A partir daí, compreenderá como ele encarece o produto nacional.

O programa de combate ao Custo Brasil surgiu a partir de um estudo que demonstrou que as dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas representam um custo total de R$ 1,5 trilhão ao ano para o setor produtivo. O levantamento teve como comparação os países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os custos para abrir um negócio nesses países são, em média, 22% mais baixos que os brasileiros.

As inscrições para o curso Políticas Públicas e Desafios Nacionais estão abertas. As aulas são destinadas a candidatos com o objetivo de enriquecer o debate público eleitoral, mas o público em geral também pode participar.

Acesse mais informações

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)