Comitê de Educação do MBC discute rumos do ensino profissional

Ativo 1 02 setembro, 2021

Pesquisas recentes demonstram que a educação técnica e profissional facilita a inserção produtiva, amplia o potencial de geração de renda e promove a diferenciação competitiva dos jovens no mercado de trabalho. O Brasil ainda tem um percentual de estudantes abaixo do necessário para preencher as vagas oferecidas pelo setor produtivo. Este foi um dos aspectos discutidos no primeiro encontro do Comitê Temático de Educação do Movimento Brasil Competitivo, ocorrido no dia 19 de agosto.

Na reunião on-line, estiveram reunidos conselheiros, associados e especialistas. O diretor da Macroplan, Gustavo Morelli, apresentou uma análise, realizada de forma exclusiva para o MBC sobre o ensino profissional no país e destacou o estudo do Custo Brasil, que aponta o pilar de capital humano como um dos grandes gargalos. O capital humano representa um valor adicional de cerca de R$ 280 bilhões ao ano para o setor produtivo brasileiro, desse total, 44% (R$ 123 bilhões) se referem especificamente às limitações nas habilidades da força de trabalho. A análise aponta ainda que são vários os desafios: valorização da educação técnica e profissional, melhoria da capacidade de diagnóstico e adequação da oferta às demandas locais, avaliação sistemática e melhoria contínua dos processos, governança em rede e cooperação multi-institucional, e identificação e disseminação de boas práticas com base em evidências.

O presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, destacou que entre os pilares do MBC com certeza a educação é o mais importante, porque é a base da competitividade e desenvolvimento de todo país. “Sem as correções, sem uma boa gestão na educação básica e uma maior estruturação da educação profissional não sairemos das limitações de crescimento”, afirmou.

Um dos questionamentos que irá nortear as discussões será “Por que o Brasil não tem conseguido seguir o exemplo de outros países para fazer esse tema ganhar a relevância e a centralidade necessárias?”. A próxima reunião do grupo está marcada para esta sexta-feira, 3 de setembro.

Assessoria de Comunicação do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)