Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Ativo 1 dezembro, 2019

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia reconhece os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul. Além de incentivar a realização de pesquisa contribui para o processo de integração regional do bloco.

Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Além disso, contribui para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos. 

O Prêmio é realizado pelo MCTIC e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Movimento Brasil Competitivo, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. 

Ao todo, são cinco categorias premiadas, divididas por idade e por grau de especialização. Elas vão desde iniciação científica a pesquisador sênior. A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração). Os vencedores também recebem, cada um, um troféu. Os contemplados com Menção Honrosa recebem placas. Todos os trabalhos premiados são publicados em livro.

A última edição teve como tema Indústria 4.0, e foram avaliados 175 estudos de estudantes e pesquisadores residentes nos países membros ou associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Saiba mais no site oficial do prêmio.

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)