MBC apresenta em assembleia as principais iniciativas para o ano eleitoral

Ativo 1 28 abril, 2022

Associados e conselheiros do MBC se reuniram nesta quarta-feira, 27, durante a 25ª Assembleia Geral para debater as agendas prioritárias do ano.   A diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, fez uma apresentação sobre cada pilar defendido pela organização (Custo Brasil, transformação digital, educação, governança e gestão pública) e as articulações que estão sendo realizadas para  o maior avanço da competitividade do país, especialmente no combate ao Custo Brasil. Segunda ela, uma agenda de pautas prioritárias será exposta e enviada aos candidatos à Presidência da República.

De acordo com a diretora, o estudo do Custo Brasil está sendo atualizado e uma nova versão deve ser lançada ainda em 2022. “O estudo foi lançado em 2019 e indicou um custo de R$ 1,5 tri ao ano. Queremos verificar se tivemos algum avanço na diminuição desse número com as ações dentro do Executivo e Legislativo”, afirmou. Outro ponto citado como principal é a criação de uma estratégia ampla de comunicação para esta pauta, a fim de trazer este tema para o centro do debate, especialmente no ano eleitoral.

Tatiana destacou o trabalho do MBC junto à Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo como secretaria executiva. “Estamos trabalhando numa grande iniciativa dentro da Frente Parlamentar, que é o lançamento da agenda dos 12 pontos do Custo Brasil, mapeando pontos estratégicos e iniciativas para continuar avançando na agenda de melhoria da competitividade do país”, explicou.

O conselheiro do MBC e presidente do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri, elogiou a iniciativa. “O projeto do Custo Brasil é a melhor ferramenta que o setor privado tem para apresentar e, principalmente, para discutir as suas propostas e as suas questões com o Executivo. Na prática, ninguém tem esse tipo de controle e ajuste fino no tempo”, disse Arcuri.

No âmbito da educação, foi destacado o comitê temático, composto por empresas associadas do MBC, que tem orientado as principais pautas que serão defendidas neste tema. “Esse comitê definiu o foco no ensino técnico e profissionalizante para qualificação da mão de obra no Brasil. Isso alinhado ao próprio levantamento do gargalo do Custo Brasil, que apontou que a baixa qualificação da mão de obra representa um custo de R$ 120 bi ao ano”, afirmou Tatiana Ribeiro.

O presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, reafirmou a importância desta pauta para o país, que está atrasado em relação aos outros lugares do mundo. “Países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Alemanha, têm um nível de curso técnico e profissionalização de cerca de 50%, sendo que, no Brasil, temos hoje apenas 12% de adesão dos estudantes em cursos profissionalizantes”, afirmou Gerdau.

Nesse sentido, o conselheiro executivo, Rogério Caiuby, explicou que o Movimento conta com as iniciativas do setor privado e dos associados da organização para a oferta de cursos, alinhando a capacitação com a demanda do trabalho no país. “Nas conversas com os associados, percebemos que muitas empresas têm iniciativas de criar cursos técnicos. A ideia é conseguir fazer esse mapeamento para apresentar de forma ordenada essas iniciativas. Também faremos um trabalho importante de debate com o setor produtivo para que ele revalorize a importância do ensino técnico e profissionalizante”, afirmou Caiuby.

O diretor executivo do MBC, Romeu Neto, apresentou durante o encontro as contas da organização, aprovadas sem ressalvas pelo Conselho Fiscal neste mês. O diretor explicou, ainda, que um dos avanços do Movimento nos últimos meses foi a criação de uma área específica de compliance, para trazer ainda mais transparência à organização. “Agradeço a participação de todos os associados que nos ajudaram nas entrevistas que foram realizadas. Com ajuda da empresa C4 Compliance, estamos coletando informações e percepções dos nossos colaboradores. A próxima etapa é a criação de um manual de conduta, que deve ser finalizado ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou.

Assessoria de Comunicação do MBC

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba o Acontece no MBC, news mensal que reúne nossas ações e projetos para a melhoria do Brasil

Newsletter (Popup)