Seminário destaca a importância da transformação digital

Ativo 1 29 Março, 2019

No seminário Pilares da Transformação Digital do Brasil foram abordados os três elementos-chave da transformação digital: dados, segurança e aplicativos.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, em conjunto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, na manhã desta quinta-feira, 28, o seminário Pilares da Transformação Digital no Brasil, do qual participaram cerca de 40 funcionários públicos, especialistas e pessoas interessadas no assunto.

Durante a abertura, a presidente da Enap, Aline Soares, ressaltou o objetivo da Escola em sediar capacitações dessa natureza, e que o tema da transformação digital faz parte de discussões estratégicas. “Uma das grandes demandas dos cidadãos brasileiros é que sejam oferecidos serviços públicos melhores. O papel dos nossos servidores públicos é fornecer serviços de qualidade para a sociedade, e uma das maneiras de fazermos isso é mediante a oferta de serviços digitais. Isso é importante não apenas por conta do tamanho do nosso país, mas também porque existem muitas ferramentas disponíveis que podemos utilizar para melhorar a eficiência de nossas entregas à sociedade”, esclareceu.

O vice-presidente executivo de Política da Information Technology Industry (ITI), Josh Kallmer, explicou que o objetivo da ITI é criar ambientes de políticas que permitam a inovação em mercados do mundo inteiro, e trazer todos os benefícios da inovação para esses países e suas economias. “Esse evento marca o início de uma conversa mais extensa sobre como a nossa indústria pode apoiar o governo, as pessoas e as empresas do Brasil”, disse.

Segundo Tatiana Ribeiro, superintendente do Movimento Brasil Competitivo, o objetivo da organização é estimular o diálogo sobre transformação digital e criar políticas públicas mais alinhadas à necessidade do cidadão por meio desse diálogo entre o setor público e o setor privado. “Estamos muito felizes por poder juntar todas essas pessoas e criar um diálogo tão importante para o avanço do Brasil”, disse.

Paulo Uebel, Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, acredita que a melhor forma para o governo melhorar suas práticas é promover a troca de ideias com o setor terciário. “Temos como objetivos principais: criar a Identidade Digital Nacional, transformar digitalmente mais de 1.000 serviços públicos que atualmente são fornecidos pessoalmente e, também, realizar a interoperabilidade dos bancos de dados. Há centenas, talvez milhares de bancos de dados no governo que, infelizmente, não estão conectados. Isso aumenta o risco de fraudes, além de reduzir a eficiência e a qualidade do serviço que provemos.” Ainda segundo Uebel, “o Seminário é uma oportunidade de criar um ambiente de discussões abertas, voltadas à melhoria dos serviços do governo e, claro, respeitando os contribuintes, por meio da redução de impostos e da burocracia, e da melhoria da qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos”, concluiu.

Com informações da Enap