MBC participa de oficinas temáticas sobre a Estratégia de Governança Digital

Ativo 1 07 outubro, 2019

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) integra as oficinas temáticas para contribuir com a revisão da Estratégia de Governança Digital (EGD) para o período de 2020-2021. Até o momento, foram três encontros com os temas: canais e serviços digitais, acesso à informação, participação e controle social, além de governo digital para políticas públicas efetivas. O último encontro deve ocorrer na próxima quinta-feira, 10 de outubro, na sede da Enap, em Brasília.  

O objetivo do projeto é construir, por meio de um conjunto de oficinas, subsídios para a redação do novo documento, que será submetido à consulta pública. O grupo está utilizando uma metodologia ágil de construção colaborativa, que preza pelo envolvimento dos diversos stakeholders do governo e da sociedade, ao mesmo tempo em que permite um desenho objetivo da Estratégia de Governança Digital, orientando o conjunto do governo rumo à transformação digital. 

Para a diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro, é essencial preservar e ao mesmo tempo modernizar a Estratégia de Governança Digital. “As primeiras bases para o governo digital estão criadas desde 2015, mas é preciso perseverar e modernizar essa estratégia conforme o avanço da tecnologia. O Estado precisa acompanhar essa evolução para não se perder mais uma vez no tempo. Essa é a nossa causa”, afirmou. 

Segundo o secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, para a Secretaria de Governo Digital é um desafio muito grande estabelecer quais são as diretrizes, objetivos, princípios e visão de futuro para o governo digital na Administração Pública Federal brasileira. “Para isso, contamos com a ajuda de vários atores. Tentamos, ao máximo, escutar os entes de governo, atores de toda a sociedade, do setor produtivo e representantes de grupos de cidadãos. E é isso que está acontecendo nessas oficinas: estamos trazendo todos à mesa para discutir, de uma forma bem dinâmica, como podemos sair do outro lado com uma boa estratégia para a transformação digital brasileira, principalmente para os próximos dois anos”, disse. 

Estratégia de Governança Digital 

A Estratégia de Governança Digital (EGD) foi elaborada em 2015 e abrange o período de 2016 a 2019. O propósito da EGD é orientar e integrar as iniciativas de transformação digital dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, por meio da expansão do acesso às informações governamentais, da melhoria dos serviços públicos digitais e da ampliação da participação social. 

A atual EGD pode ser acessada pelo link: www.governodigital.gov.br/EGD  

Com informações da Enap