MBC apresenta projeto em parceria com Cosud

Ativo 1 27 agosto, 2019

Governadores do Sul e Sudeste do Brasil se reuniram no último sábado, 24, no Espírito Santo, para a quarta reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, e o conselheiro executivo da organização, Rogério Caiuby, apresentaram no encontro o projeto de parceria que será realizado entre as duas instituições.

A parceria tem como objetivo apoiar a governança do Cosud, a partir da estruturação de uma secretaria executiva que terá por finalidade promover maior qualidade na execução dos projetos prioritários. Além disso, será dado apoio ao desenvolvimento de ações com potencial de negócio para os estados participantes. “É fundamental conseguir priorizar as ações, para que se tenham ganhos rápidos, como forma de dar ainda mais tração ao movimento. Por isso o MBC vai auxiliar o Cosud nesse sentido”, afirma Caiuby.

Durante o encontro, os governadores lançaram a Carta da Vitória, em que os gestores reafirmam o apoio às reformas estruturais em curso no governo federal, como a reforma da Previdência e a reforma tributária. Segundo o texto, o objetivo desse apoio é a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos em bases sustentáveis, regionalmente equilibradas, social e ambientalmente justas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi o anfitrião da reunião que teve a presença dos governadores Wilson Witzel (RJ), João Doria (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior PR), Carlos Moisés (SC) e Eduardo Leite (RS). O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi convidado especial do encontro.

“O objetivo aqui é de fato a integração, é estabelecer uma meta de resultados. A população tem muita pressa e não podemos estar na velocidade da gestão pública, temos que aumentar a velocidade. Tem a questão da governança, o consórcio é uma novidade, mas vai ter uma governança, é um passo a mais”, disse.

Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para integrar esforços das duas regiões do país em dez áreas comuns: segurança, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística/transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico e inovação e tecnologia. O grupo realiza reuniões, em diferentes estados, a cada 45 dias para acompanhamento do avanço dos trabalhos.

Assessoria de Comunicação Social do MBC