Governadores eleitos e empresários fazem debate sobre desafios da próxima gestão

Ativo 1 05 dezembro, 2018

Os desafios, as práticas, as soluções serão tratadas no Encontro Anual 2018, Governos Inteligentes para o Futuro – realizado pelo MBC e Exame – nesta quarta-feira, 5, no Hotel Unique, em São Paulo (SP).  Governadores eleitos, empresários e especialistas irão debater, a partir de experiências locais e internacionais, a governança e a gestão pública, o Pacto pela Reforma do Estado, a desburocratização, a economia digital e outras ações para que governos possam colocar em prática as melhores soluções e entregar um melhor serviço aos cidadãos.

Estão confirmados para participar das discussões os governadores eleitos Renato Casagrande (ES), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Wilson Lima (AM). Além de representantes dos setores empresariais como Jorge Gerdau Johannpeter, Elton Borgonovo, Fábio Coelho, Elcio Anibal de Lucca, entre outros. Também estarão presentes os governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Paulo Hartung (ES).

O MBC defende que um governo de resultados só pode ser alcançado com governança  e gestão pública. Para falar sobre a experiência do Reino Unido, o CEO da Delivery Associates, Leigh Sandals, que integrou a equipe do primeiro-ministro britânico Tony Blair, irá apresentar as práticas defendidas por ele e sua equipe na área de gestão em educação. A  metodologia para o sucesso da gestão pública defendida por Michael Barber, fundador da Delivery Associates, está baseada em cinco lições fundamentais: liderança, pessoas, cultura, rotina e indicadores.

Para os novos governadores dados sobre a realidade de cada estado serão fundamentais. Diante disso, no encontro será lançada a quarta edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE). O trabalho avalia o desempenho dos estados na última década e traz projeções para 2022, com base na trajetória dos estados na década anterior.

Os setores público e privado estão entrelaçados. Não há solução que não passe por esses dois setores. O país precisa de governadores que governem, liderem, deem rumo e façam governança. O setor privado, por sua vez, precisa que o setor público tenha eficiência e governança, para que permita que os agentes econômicos se desenvolvam, invistam, gerem riqueza, trabalho, desenvolvimento e a melhoria da competitividade do país.

Durante o evento será proposto um novo Pacto pela Reforma do Estado. Que Estado queremos? De que Estado precisamos? Mobilizado por essas questões, desde 2015, o MBC une governadores, líderes empresariais e representantes da sociedade civil dispostos a liderar reformas necessárias para adequar o Estado aos desafios contemporâneos. Na pauta a transformação do Estado, desburocratização, mais transparência, maior capacidade de investimento, maior eficiência na prestação de serviços e governança mais qualificada. A proposta é que os novos governadores debatam um novo plano de execução para dar seguimento às mudanças.

Observatório da Transformação Digital

O Observatório da Transformação Digital será lançado no Encontro Anual 2018 e é resultado da parceria entre a sociedade civil, o setor empresarial e o governo federal para garantir o engajamento e a participação efetiva dos cidadãos brasileiros no acompanhamento das políticas públicas sobre o tema no país. Por meio do site https://observatoriodigital.odt.org.br  será possível acompanhar as diversas ações em andamento, monitorar o desenvolvimento das principais políticas federais sobre o tema, além de acessar informações relevantes sobre a economia digital. O projeto é uma realização do MBC, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CpQD) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Parcerias para crianças

A presidente da INMED Partnerships for Children, Linda Pfeiffer, irá apresentar o trabalho da instituição não governamental norte-americana e o sistema aquapônico. Um modelo acessível de plantio para pequenos agricultores, escolas, instituições governamentais que usam materiais locais de fácil acesso com o objetivo de oferecer uma alternativa de geração de renda e autossuficiência.

Sobre o MBC

O Movimento Brasil Competitivo estimula o debate e iniciativas para o avanço na transformação ampla do país que resultem no crescimento econômico e sustentável. Dessa forma, o MBC coloca à disposição dos setores empresarial e público sua capacidade de mobilização, promovendo a discussão e construindo soluções para temas fundamentais para a evolução do Estado brasileiro e que resultem na melhoria dos serviços ofertados à sociedade.

Serviço

Data: 5 de dezembro de 2018

Horário: 14h às 18h30

Local: Hotel Unique, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista, São Paulo – SP