Espírito Santo é referência em gestão de pessoas no setor público

Ativo 1 10 dezembro, 2018

A gestão de pessoas no setor público é um desafio: enquanto a sociedade aumenta o nível de exigência em relação aos serviços prestados, nem sempre os servidores estão comprometidos em gerar melhores resultados. Mas o governo do Espírito Santo é uma exceção.

Há mais de dez anos, o estado implanta um programa de inovação na gestão pública que se tornou referência no país. O caso foi debatido no evento “Governos Inteligentes para o Futuro”, realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com EXAME, na tarde desta quarta-feira, 5, em São Paulo.

O governo do Espírito Santo colocou em prática um sistema de gerenciamento de projetos estruturantes, que garante a execução de cada um deles por meio de reuniões quinzenais. O modelo foi criado pelo próprio governo, mas contou com assessoramento de uma consultoria para aperfeiçoá-lo.

“Se não fossem as parcerias privadas, não teríamos saído do 14º lugar para o 1º lugar nas provas de português e matemática no ensino médio. Fizemos um ajuste fiscal duro, mas também focamos em políticas sociais”, diz Paulo Hartung, governador do Espírito Santo.