Encontro lança Programa de Melhoria Contínua da Competitividade

Ativo 1 28 novembro, 2019

Complexidade tributária, gargalos logísticos, insegurança jurídica e burocracia em excesso estão entre os principais ingredientes de uma receita cada vez mais prejudicial ao setor produtivo nacional. Na próxima quinta-feira, 28, lideranças nacionais e internacionais dos setores público e privado estarão reunidas em São Paulo, durante o Encontro Anual do Movimento Brasil Competitivo, para debater as soluções para redução do custo Brasil. Serão debatidas também as oportunidades que a transformação digital pode trazer à economia nacional.  

No encontro, o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, lançará o Programa de Melhoria Contínua da Competitividade. O projeto, desenvolvido em parceria com o MBC e apoio técnico do Center for Public Impact, fundação do Boston Consulting Group, apresenta estudo inédito com o impacto real do chamado Custo Brasil na economia e propõe uma agenda para combater os reflexos negativos desses gargalos na competitividade do país. O assunto será debatido ainda em um painel com a presença do presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, e do secretário Carlos Da Costa. 

Liam Maxwell, primeira pessoa a atuar como conselheiro nacional de tecnologia do Reino Unido, fará ainda uma apresentação sobre os desafios para a transformação digital no mundo. Graduado em Ciências Humanas pela Universidade de Oxford, Maxwell é professor visitante de Eletrônica e Ciência da Computação na Universidade Southampton. Ele atuou entre 2012 e 2016 como Chief Technology Officer (CTO) do governo, vinculado ao Government Digital Service (GDS), instituição que executa a estratégia digital do Reino Unido. No período, a gestão de sua equipe gerou uma economia de 3,5 bilhões de libras através da expansão tecnológica dos serviços públicos prestados. Atualmente, Liam é diretor de transformação governamental na Amazon Web Services.  

O tema será debatido também durante um painel para apontar propostas e soluções para a transformação digital brasileira. Entre os convidados do setor público estão o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini. Representando o setor privado, participarão a vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos da Microsoft Brasil, Alessandra Del Debbio, e o diretor sênior de governo e relações públicas da Huaweii Brasil, Atílio Rulli 

Sobre o MBC  

O Movimento Brasil Competitivo trabalha há 18 anos na construção de parcerias em defesa da ampliação da competitividade nacional, do aumento da capacidade de investimento do Estado e da melhoria dos serviços públicos essenciais oferecidos aos brasileiros. Com expertise única em parcerias público-privadas, desenvolve projetos para difundir soluções em governança e gestão, mobilizando diversos atores da sociedade para a resolução de problemas nacionais. Já realizou projetos em mais de 50 governos estaduais, prefeituras e ministérios, impactando em torno de 140 milhões de pessoas e chegando a uma economia anual de R$ 15,2 bilhões. Entre as maiores conquistas estão a maior eficiência de investimentos, redução de desperdícios, a disseminação de práticas diversas de gestão, melhorias de índices em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública, resultando em melhorias na oferta dos serviços públicos ao cidadão. 

Serviço: 

Credenciamento: 13h 

Dia: 28.11.2019 

Coletiva de imprensa: 13h30 

Evento: 14h30 às 18h 

Local: Hotel Unique (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, Jardim Paulista, SP) 

Expectativa de público: 150 participantes 

Público: lideranças públicas e empresariais, executivos, gestores, especialistas, conselheiros e associados do MBC 

 

Confira a programação completa do evento: 

14h30  Abertura 
  Lançamento – Programa de Melhoria Contínua da Competitividade 
Carlos Da Costa – Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia 
  Painel – Agenda de Competitividade: a redução do Custo Brasil 
Jorge Gerdau – Presidente do Conselho Superior do MBC 

Carlos Da Costa – Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia 

Fernando Pimentel – Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) 

  Os Desafios para a Transformação Digital: um olhar sobre o cenário global 
Liam Maxwell – Líder Global de Transformação Digital para Governos da Amazon Web Services e ex-CTO do governo britânico 
  Painel – Transformação Digital: uma agenda de oportunidades para o Brasil 
  Paulo Uebel – Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia 

Júlio Semeghini – Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 

Alessandra Del Debbio – Vice-Presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil 

Atílio Rulli – Diretor Sênior de Governo e Relações Públicas da Huaweii Brasil 

17h45  Encerramento 

 

Assessoria da Comunicação Social do MBC  

(61) 98155-4528