Economia digital é tema de debate em São Paulo

Ativo 1 06 setembro, 2017

Qual o estágio em que o Brasil está na economia digital? O que é preciso fazer para avançar? E outros países? Essas e outras questões serão discutidas durante o Congresso Brasil Competitivo 2017: Economia Digital, no dia 13 de setembro, no Hotel Unique, em São Paulo (SP). A quarta revolução industrial já está em andamento e o cidadão pode ver os reflexos no cotidiano, por meio dos serviços digitais públicos e privados. Assim como a eletricidade transformou a sociedade, tecnologias digitais estão alterando radicalmente a forma como consumidores, empresas, instituições e governos atuam.

Estudos apontam que o uso das tecnologias digitais na saúde, na educação, no agronegócio, na infraestrutura, na mobilidade e nas exportações pode adicionar até 1,36 trilhões de dólares ao PIB das 10 maiores economias do mundo em 2020. Para o Brasil, o ganho pode chegar a 97 bi, o que representaria um aumento de cerca de 0,5% ao PIB anual, em relação ao crescimento já projetado.

“Esse tema é fundamental para qualquer país que busca o desenvolvimento e precisa enfrentar uma economia cada vez mais interligada, interconectada e mais presente na palma da mão dos cidadãos”, afirma o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal.

Para tratar dos avanços, o Congresso Brasil Competitivo já tem entre os convidados confirmados o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito de São Paulo, João Doria e o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal. Além de lideranças empresariais, públicas e especialistas.

As experiências internacionais serão apresentadas no painel Estratégia digital: política de Estado e seus desdobramentos regulatórios. O conselheiro Nacional de Tecnologia do governo do Reino Unido, Liam Maxwell, irá mostrar as ações do país britânico, qual o papel do governo e do setor privado no desenvolvimento de uma economia digital. Da mesma exposição, participam o líder de operações do Chile Compras, Jose Cariqueo e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa do Brasil, Thiago Peixoto.

No último painel, serão apresentados casos de digitalização em áreas estratégicas: educação (Geekie), agronegócio (Embrapa), saúde (Ministério da Saúde) e smart cities (Projeto Breogan).

Coalizão Brasil Digital

O MBC criou a coalizão Brasil Digital com parceiros do setor empresarial para apresentar prioridades para uma estratégia digital. Entre as ações, colaborou para a elaboração da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que está com consulta pública aberta até o dia 20 de setembro, apoiou a criação da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa no Congresso Nacional. Em 2016, divulgou o manifesto Brasil Digital que aponta as mudanças prioritárias como melhorias de legislação e do ambiente de negócios para o investimento privado na economia digital. Acesse www.mbc.org.br/portal/brasil-digital/.

MBC

O Movimento Brasil Competitivo estimula o debate e iniciativas para o avanço na transformação ampla do país que resultem no crescimento econômico e sustentável.  Atua como um agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores, apresentando soluções para evolução do Estado, na busca pela melhoria da competitividade e serviços ofertados à sociedade brasileira. Foi criado em 2001.

Serviço:

Palestrante Liam Maxwell: estará disponível para imprensa das 13h às 14h
Dia: 13.09.2017
Início do evento: 14h30
Local: Hotel Unique (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, Jardim Paulista, SP)

O evento será transmitido ao vivo pelo link bit.ly/CongressoBrasilCompetitivo.

Assessoria de Imprensa do MBC
adriane@mbc.org.br
adrianeklamt@gmail.com
(61) 98155-4528
(61) 99642-0033