Programa Modernizando a Gestão Pública Niterói – MBC

Programa Modernizando a Gestão Pública Niterói

Ativo 1 julho, 2017

Niterói que Queremos, o Plano Estratégico 2013-2033 foi o resultado mais eloquente da parceria que a prefeitura de Niterói firmou com o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), nos anos de 2013 a 2015.
Com a participação da sociedade, a cooperação da prefeitura com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) construiu o planejamento estratégico da cidade com base em uma visão de futuro assentada em sete grandes áreas de resultados: Niterói mais organizada e segura; Niterói mais saudável; Niterói mais escolarizada e inovadora; Niterói mais próspera e dinâmica; Niterói mais vibrante e atraente; Niterói mais inclusiva; Niterói mais eficiente e comprometida.
O plano foi montado com base em entrevistas, pesquisas e assembleias de consulta popular (in loco e pela internet), totalizando mais de 10 mil participações.
Com apoio do MBC, a prefeitura alcançou o equilíbrio de suas finanças. A execução de uma reforma administrativa extinguiu 20 dos 61 órgãos e secretarias municipais. Foi feito o recadastramento de servidores e o combate a supersalários.
Os processos internos foram redesenhados, especialmente a partir da implantação do software de gestão E-Cidades, cedido pelo governo estadual. Com a modernização da gestão, Niterói instituiu um portal para a divulgação e consulta aberta às contas públicas. O Ministério Público Federal apontou a cidade como a mais transparente do Rio de Janeiro.