Programa Modernizando a Gestão Pública Goiás

Ativo 1 julho, 2017

O governo de Goiás aderiu ao Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) no período 2011-2012. Uma nova fase da parceria iniciou-se em 2015 e foi encerrada em 2016. A cooperação gerou resultados positivos para as áreas da segurança pública, da gestão do meio ambiente e recursos hídricos, da educação, da gestão para resultados e do gerenciamento de receitas.
Na área da segurança pública, a parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) contribuiu com o governo goiano na construção do Plano Estratégico de Segurança Pública, com cenários prospectivos para 2022, elaborados, interpretados e sendo monitorados. A ação incluiu a capacitação de representantes de vários órgãos em Planejamento e Gestão Estratégica.
Ainda no campo da segurança, a cooperação com o MBC apoiou o estado goiano na implantação do Observatório de Segurança Pública e do Plano de Gestão do Sistema Prisional.
No período 2011-2012, o MBC e o governo atuaram na construção de um novo modelo de gestão pública para o estado, com capacitação de gestores na metodologia GPR; no desenvolvimento de instrumentos de controle e acompanhamento; na estruturação do Modelo de Avaliação de Desempenho Individual e Remuneração Variável, e na gestão para resultados nas secretarias de Gestão e Planejamento e da Saúde.
As ações também contribuíram para a meta do governo de equilibrar as finanças do estado; melhorar o gerenciamento da arrecadação de receitas e do controle das despesas; e implantar a gestão de processos.
No campo da educação, o trabalho compreendeu a implantação do Pacto pela Educação, com plano de reforma educacional para o estado; redesenho da estrutura da Secretaria de Educação; e o lançamento do programa Reconhecer, com premiações para regência, escola, aluno.
Outra frente de trabalho da cooperação com o MBC é a elaboração de prognósticos e avaliações de cenários para definição de metas e políticas da Gestão Ambiental e a elaboração do plano de aproveitamento e controle dos recursos hídricos.