Brasil e Argentina assinam declaração conjunta para transformação digital

Ativo 1 11 junho, 2019

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participou nesta quinta-feira, 6, da visita de estado à Argentina. Na ocasião, o ministro Pontes e o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, Alejandro Finocchiaro, assinaram uma declaração conjunta intitulada “Uma Visão Digital Comum”. O documento traça um alinhamento dos dois países em temas como transformação digital, inteligência artificial (IA), robótica, internet das coisas, entre outros.

O documento assinado reforça que Brasil e Argentina “dão alta prioridade à tecnologia e à digitalização em suas respectivas agendas” e que “desenvolver essa estrutura de cooperação científica, como base para vários programas de trabalho na área de IA, é fundamental para esse objetivo.

Os dois países se comprometem a fortalecer a agenda bilateral. “Nossos países devem se comprometer no cenário regional e global com uma visão clara e uma abordagem normativa para as diferentes questões levantadas pela tecnologia digital,” diz o documento.

Cooperação

Parceiros no cenário internacional, Brasil e Argentina desenvolveram, ao longo de mais de 30 anos, cooperação em programas e iniciativas bem-sucedidos, em áreas como biotecnologia, oceanografia, espaço, astronomia e astropartículas e energia nuclear.

Em maio deste ano, a a delegação do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina esteve no MCTIC, tratando ocasião em que se discutiram temas como inteligência artificial, biotecnologia, biodiversidade, cooperação espacial, ciências do mar, entre outros assuntos.

Acesse aqui a íntegra da declaração.

Fonte: MCTIC