· esqueci meu login   · esqueci minha senha
· cadastre-se
 
 
 
 
O que você achou do novo site do PQR?
  Ótimo
  Bom
  Regular
  Ruim
  Péssimo
 
 
 
 
 
 
Página Inicial arrow PQRio
 
 

O Prêmio Qualidade Rio - PQRio foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com um duplo desafio a superar. Primeiro, o de contribuir para tornar o Estado do Rio de Janeiro reconhecido não apenas por suas belezas naturais mas, também pelo seu potencial econômico, através da modernização e capacitação tecnológica das suas organizações, e segundo, o de promover mudanças capazes de levar o Rio de Janeiro a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional com relação à competitividade, qualidade e produtividade.

O PQRio é operacionalizado pela iniciativa privada, por intermédio da União Brasileira pela Qualidade no Estado do Rio de Janeiro – UBQ-RJ. Visa à indução da melhoria do desempenho organizacional das instituições públicas e privadas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, representando o reconhecimento às organizações fluminenses que demonstraram esforços efetivos direcionados à excelência do seu modelo de gestão.

O PQRio consiste numa metodologia para diagnosticar o estágio atual de desenvolvimento gerencial, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua do desempenho organizacional de acordo com os conceitos e princípios da Gestão pela Qualidade Total.

O PQRio foi inspirado no Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ e no Prêmio Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP, este último, desde 1994, vem comprovando a sua eficácia como instrumento indutor para a utilização de Gestão pela Qualidade Total nas organizações do Rio Grande do Sul.

O sistema de avaliação adota como base os Critérios de Excelência do PNQ, com itens que abordam de forma integrada e harmônica, os principais aspectos do desempenho competitivo tais como: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações e de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos.

Para tanto, foi concebida uma sistemática que adota seis níveis de avaliação, cujo propósito é conduzir gradativamente as organizações avaliadas a concorrerem ao PNQ, considerado o “estado da arte” na busca da excelência.


  • Alinhado – FNQ
  • Operacionalizado – UBQ-RJ


  •  
     
     
     
         
     
     
     
     
      mapa do site | dúvidas
    Avenida Rio Branco, 110, 20º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
    (21) 2332.6101 / (21) 2332.6102 / (21) 2332.6126
    todos os direitos reservados | produzido por worbi