Acesso Restrito
 

Qualidade RS - PGQP

Informações
 
Etapas e Novidades

Etapas Detalhes da Etapa Novidades implantadas a partir do SA2009
Passo 1 Inscrição A organização inscreve-se no SA, através do site www.portalqualidade.com/pgqp, no prazo de 28 de abril a 29 de outubro, informando os seus dados, a sua opção pelo Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência, pela auto-avaliação com ou sem avaliação externa e indica os seus avaliadores. Considerando que os critérios de avaliação serão válidos para os ciclos de 2009 e 2010 do Sistema de Avaliação, estamos disponibilizando uma pré-inscrição da organização para o ciclo de 2011. A organização poderá optar em realizar a pré-inscrição para o ciclo de 2011.
Passo 2 Capacitação A organização deve capacitar colaboradores para serem treinados e formar uma massa crítica que auxiliará a equipe interna na elaboração da autoavaliação.
As organizações participantes do Sistema de Avaliação devem proporcionar às pessoas da Força de Trabalho a capacitação de avaliadores. Os voluntários candidatos a avaliador do SA2010, devem realizar sua capacitação através dos treinamentos: EAD, Interpretação dos Critérios de Avaliação e Avaliador.
Obs.: Para inscrição nos treinamentos presenciais é preciso ter cadastro no Portal Qualidade RS.
NOVO: A partir deste ciclo não haverá mais treinamentos diferentes para 250 e 500 pontos, os dois critérios de avaliação serão abordados no mesmo treinamento.
Os voluntários candidatos a Avaliador 2010 realizarão sua capacitação de acordo com sua experiência de avaliador e examinador no PGQP.
São três grupos com treinamentos diferentes, incluindo estudo à distância e presencial.
Maiores informações no link Capacitação.
Passo 3 Autoavaliação É o momento em que a organização reflete sobre o seu sistema de gestão, sendo uma das principais etapas do Sistema de Avaliação. É a oportunidade para elaborar o Plano de Ação do Sistema Gerencial (PASG) com base nas lacunas identificadas. A organização realiza a sua autoavaliação, através das orientações transmitidas nos treinamentos, e envia os dados à Secretaria Executiva do PGQP, até o dia 10 de setembro, se optou pela avaliação externa, ou até 29 de outubro caso tenha optado em realizar somente a autoavaliação. A organização relaciona no software as práticas mais relevantes, de acordo com o Modelo de Avaliação:
* Compromisso com a Excelência – relatar uma prática de gestão por marcador.
* Rumo à Excelência – relatar duas práticas de gestão por item de avaliação.
Em cada prática de gestão a organização identifica a principal lacuna relacionada a um Fator de avaliação.
Não é mais necessário marcar Fator a Fator.
Espaço para dúvidas técnicas que serão esclarecidas na visita (avaliação externa).
Pontuação não é mais um item obrigatório do Sistema de Avaliação. A Organização deve realizar a pontuação, mas não é obrigatório enviar a mesma para o PGQP.
Passo 4 Avaliação Externa Tem como objetivo monitorar e verificar a melhoria contínua das organizações, sendo assim o processo de realização da etapa da avaliação externa é o consenso das práticas de gestão, focando a evolução do sistema de gestão da organização. Esta etapa é opcional, mas recomendada, e ocorre de 17 de setembro a 29 de outubro. A partir do ciclo 2009 estará sendo oferecida uma nova forma de designação de avaliadores para as organizações participantes, chamada Designação em Pares. Este modelo tem como objetivo principal a troca de informações e experiências entre organizações. Os avaliadores de sua organização serão designados para Organização X, e os avaliadores da Organização X, serão designados para a sua organização.
Obs.: As despesas dos avaliadores são custeadas pela organização que está cedendo os voluntários, para os que não têm vínculo, as despesas são de sua responsabilidade.
Passo 5 Diploma O Diploma será disponibilizado para todas as organizações que participarem do Sistema de Avaliação. Para as organizações que fizerem somente a autoavaliação receberão um Diploma de Participação do ciclo, aquelas que participarem da avaliação externa, receberão um Diploma de Reconhecimento. Diploma para todas as organizações participantes, desde que se cumpra as etapas de participação.
Voltar
Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP - produzido por worbi