Movimento Brasil Competitivo



Diminuir Texto
Aumentar Texto
Glossário
Notícias
MBC promove debate sobre os desafios da agenda de transformação digital
03.07.2017


O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa, Thiago Peixoto, foi o convidado do Debate Brasil Competitivo, realizado nesta segunda-feira, 3, em Porto Alegre (RS), na sede da Fecomércio. O presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, fez a abertura do encontro falando sobre a importância da transformação digital para a economia brasileira. “Começamos em setembro do ano passado a pensar em o que seria uma estratégia digital brasileira e entregamos ao governo federal um documento para elaboração de uma agenda nacional sobre este assunto, temos trabalhado nesta pauta”, destacou.

Para o deputado federal, Thiago Peixoto, a iniciativa Brasil Digital, coordenada pelo MBC  e integrada por parceiros do setor empresarial, apresentou algo com maior abrangência, porque a ação além de tratar do  governo digital propôs uma agenda estratégica digital. “Percebi que no Congresso Nacional precisamos transformar as nossas leis que são analógicas em leis digitais. E mais do que isso, muitas vezes, elas servem como ferramentas de barreiras para que a evolução da tecnologia, da inovação e da competitividade”, disse. Segundo ele, a Frente Parlamentar irá ajudar nessa transformação.

Peixoto citou como exemplo a regulamentação do serviço de transporte Uber. “Quando chegou na Câmara o pedido era de proibição, mas no decorrer do processo, o mais importante foi o debate e a regulamentação do serviço”, afirmou.  “Uma visão corportavista acaba prejudicando o cidadão, a economia digital já está presente, mas precisamos regulamentar”, enfatizou.

Outro ponto apontado pelo deputado foi a questão da infraestrutura. “Se antes se falava somente em rodovias, hoje temos a infraestrutura digital. Temos que criar uma ambiente de legislação adequada, uma infraestrutura para que o seu celular posso ser usado em diversos locais do país”, disse.

Thiago Peixoto é economista com pós-graduação pela Universidade da Califórnia. Foi secretário estadual de Goiás nas áreas de Educação, Planejamento e Desenvolvimento. Em segundo mandato na Câmara Federal é defensor de assuntos como educação, cultura, gestão pública, inovação, novas tecnologias e empreendedorismo.

Em estudo recente da Oxford Economics foi revelado que uma maior utilização das tecnologias digitais pode adicionar cerca de 97 bilhões de dólares ao Produto Interno Bruto brasileiro em 2020, um incremento de 0,5% em relação ao crescimento já projetado. Diversas experiências internacionais comprovam a importância do impacto como Alemanha, Índia, Estados Unidos, Argentina e até mesmo Estônia demonstram que ações voltadas para a digitalização, com investimentos dos setores público e privado, são possíveis em diversos cenários e trazem resultados expressivos.

O encontro contou com a participação de gestores públicos, líderes empresariais, especialistas e representantes da sociedade civil.  O encontro é uma realização do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Agenda 2020, Fecomércio-RS, Capacità Eventos, com apoio da Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Assessoria de Comunicação Social do MBC 


 
Voltar
{Ir para o topo}



MBC

Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco C
Sala 1708, Ed. Brasília Trade Center
CEP 70.711-902 - Brasília, DF
55 61 3329 2101 | 55 61 3329 2102
mbc@mbc.org.br

© 2014 Movimento Brasil Competitivo. Todos os direitos reservados.