Movimento Brasil Competitivo



Diminuir Texto
Aumentar Texto
Glossário
Notícias
Frente Parlamentar Mista de Economia Digital e Colaborativa será lançada nesta quarta, 17
17.05.2017


O Movimento Brasil Competitivo (MBC) e parceiros do setor empresarial participam nesta quarta-feira, 17, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar de Economia Digital e Economia Colaborativa. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, estará presente na cerimônia. A comissão será presidida pelo deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO). A comissão fortelece o manifesto Brasil Digital, iniciativa do MBC e parceiros, a ação propõe alavancar o desenvolvimento público e privado por meio da digitalização da economia.

“Temos que dar o espaço necessário no debate nacional a esse tema tão relevante e que faz parte do cotidiano de todos nós. Mas é fundamental o foco naquilo que a sociedade espera e que pode ser favorável a ela”, disse o deputado Thiago Peixoto. A frente parlamentar tem o objetivo de inserir de forma efetiva, no Congresso Nacional, o debate em torno de economia digital e colaborativa, diante da presença cada vez maior do assunto no cotidiano da sociedade.

Além da melhoria dos serviços públicos, o investimento na digitalização da economia pode gerar um impacto econômico na ordem de U$ 97 bilhões na economia brasileira em 2020. “As pesquisas demonstram que se o Brasil investir em tecnologias digitais é possível um crescimento de meio por cento do Produto Interno Bruto ao ano”, afirma o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal.

O manifesto Brasil Digital propõe uma política de Estado  que promovam ações como: mecanismos de governança, ambiente regulatório e normatizações, digitalização no setor público e privado, força de trabalho digital, inovação e empreendedorismo digital e infraestrutura digital.  “Temos uma necessidade real, a sociedade demanda serviços melhores e mais rápidos”, disse Gastal. Um grupo de trabalho interministerial, criado pelo MCTIC, trabalha na elaboração da Estratégia Digital Brasileira para impulsionar a economia digital no país e o desenvolvimento econômico.

Kassab e Peixoto dividem a solenidade com autoridades federais, estaduais e municipais, parlamentares e representantes da sociedade civil, a exemplo das associações brasileiras de Internet (Abranet) e das Empresas de Software (Abes), além de executivos de grandes empresas, como AirBNB, Apple, Facebook, Google, IBM, Microsoft, Netflix, Spotify, Totvs e Uber.

Serviço

Evento: Lançamento da Frente Parlamentar Economia Digital e Colaborativa
Data: 17 de maio de 2017
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Acesse o manifesto Brasil Digital 

Com informações do MCTIC


 
Voltar
{Ir para o topo}



MBC

Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco C
Sala 1708, Ed. Brasília Trade Center
CEP 70.711-902 - Brasília, DF
55 61 3329 2101 | 55 61 3329 2102
mbc@mbc.org.br

© 2014 Movimento Brasil Competitivo. Todos os direitos reservados.