Movimento Brasil Competitivo



Diminuir Texto
Aumentar Texto
Glossário
Notícias
Desafios da gestão municipal são discutidos no 1º Congresso Pacto pelo Brasil
11.05.2017


A plataforma Mais Gestão, uma iniciativa do Movimento Brasil Competitivo, foi apresentada pela superintendente do MBC, Tatiana Ribeiro, no 1º Congresso Pacto pelo Brasil, realizado nesta terça-feira, 9, em Curitiba (PR). O debate sobre os desafios da gestão pública municipal ocorreu durante o painel Eficiência e Boas Práticas em Prefeituras.

A superintendente do MBC explicou que a plataforma Mais Gestão nasceu com o objetivo de mapear as boas práticas que vêm sendo implantadas na administração pública brasileira, além de fomentar a disseminação desse conhecimento por meio de metodologias temáticas que apresentam o passo-a-passo. A plataforma ensina e dá apoio para adaptação e implementação dessas experiências ja usadas em prefeituras.“A política pública acontece na ponta. Usamos a tecnologia como ferramenta-chave para gerar impacto na gestão pública”, disse.

Para Tatiana, o desafio da institucionalização de práticas e processos de gestão é fundamental para garantir o desenvolvimento do país. “A construção da governança e capital social local um dos pilares. A atuação e redes já constituídas pelo OBS são muito sinérgicas”, enfatizou. Segundo ela, a formação de equipes capazes de dar continuidade a programas implementados mesmo quando há mudança de gestão é fundamental para o sucesso da administração pública no país. Por isso, o MBC investiu na criação da plataforma.“Precisamos construir esse capital social que irá cobrar a prefeitura para que todo o esforço realizado por uma gestão não seja perdido quando há mudança de prefeito”, destacou.

A representante da Comunitas, Patrícia Loyola, trouxe a experiência do Programa Juntos, uma iniciativa que visa atuar em conjunto com o poder público para engajar a sociedade civil em um trabalho colaborativo de aprimoramento da gestão municipal. Entre os resultados obtidos pelo projeto, está um retorno sobre investimento, ou ROI na sigla em inglês, de R$ 41 para cada R$ 1 investido nas ações fomentadas pela entidade. No município de Campinas, no estado de São Paulo, por exemplo, a elaboração de um novo marco legal para empreendimentos de baixo risco reduziu de 107 para 35 o número de dias necessários para a aprovação de novos projetos, reduzindo em 95% o estoque imobiliário da cidade. O segredo para o sucesso da iniciativa está na reprodução da bagagem adquirida em cada município impactado. “Tudo o que a gente faz está sistematizado em cartilhas e em nossa plataforma, e pode ser replicado em outras localidades”, disse Patrícia.

A conscientização dos gestores públicos e sua compreensão em relação às demandas que surgem na sociedade também são fundamentais para tornar a administração mais dinâmica. Com ações simples é possível fazer a diferença. Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, inovou ao colocar como prioridade a identificação de servidores com experiência e capacidade de técnica, contratados por meio de concursos públicos. Só assim foi possível melhorar a eficiência da gestão. “Quando você assume, não dá para mudar uma cultura de uma hora para outra. Mas se você motivar seus servidores, é possível torna-los mais abertos ao planejamento e resistentes às cobranças”, disse o ex-prefeito da cidade Luizão Goulart, que também participou do painel.

O 1º Congresso do Pacto Pelo Brasil foi realizado de 8 a 11 de maio, em Curitiba (PR) paralelamente ao 8º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos). 

Acesse a plataforma Mais Gestão

Com informações do Observatório Social 


 
Voltar
{Ir para o topo}



MBC

Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco C
Sala 1708, Ed. Brasília Trade Center
CEP 70.711-902 - Brasília, DF
55 61 3329 2101 | 55 61 3329 2102
mbc@mbc.org.br

© 2014 Movimento Brasil Competitivo. Todos os direitos reservados.