Movimento Brasil Competitivo



Diminuir Texto
Aumentar Texto
Glossário
Eventos
Diálogos de Competitividade


.Di?logos de Competitividade

Com a finalidade de promover um debate qualificado sobre a competitividade industrial no Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) realizarão, ao longo de 2014, uma série de diálogos técnicos sobre o tema. O projeto, que tem o apoio do Observatório da Inovação e Competitividade da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), conta com a realização de quatro eventos que visam a aprofundar o entendimento sobre os fatores indutores da competitividade e reforçar a capacidade analítica no país.

Os Diálogos de Competitividade terão como fio condutor os resultados do estudo sobre métricas de competitividade de países desenvolvido pela ABDI em parceria com a USP, no âmbito da Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, na sigla em inglês). Os dados que compõem o estudo, provenientes de bases internacionalmente aceitas, refletem diretamente na capacidade das nações de elaborar estratégias para aumentar os ganhos de competitividade de toda a sua economia.

A seleção dos temas dos Diálogos de Competitividade deriva das dimensões desenvolvidas no estudo. São elas: desempenho e complexidade da economia; infraestrutura e capital; talento e inovação; e qualidade de vida e crescimento futuro. A intenção das entidades envolvidas na promoção dos eventos é articular importantes atores da sociedade brasileira e gerar, a partir das contribuições colhidas, documentos analíticos que facilitem a comunicação de temas relacionados à competitividade, além de relatórios com indicações de políticas públicas para contornar os eventuais gargalos apontados. 

O público esperado para os Diálogos de Competitividade é composto por líderes industriais, acadêmicos, pesquisadores, analistas e membros de organizações de interesse e autoridades públicas. Os eventos serão realizados no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), na capital paulista, com transmissão ao vivo pela internet. Acompanhe nesta página o calendário completo e o cronograma de atividades atualizado.

 







 

O Decodificador de Competitividade é um instrumentos para medição e entendimento do conceito de competitividade no ponto de vista das nações e um painel de métricas desenvolvido com o apoio dos EUA e dos países membros do GFCC, para nortear a discussão sobre dois assuntos: competitividade e produtividade, que necessariamente devem andar em conjunto. 

A lógica da iniciativa é a utilização de modelos matemáticos e ferramentas contemporâneas para o melhor entendimento da competitividade.  A ferramenta está disponível em ambiente web, com foco na apresentação de dados, ou seja, são utilizados dados estatísticos de 101 países, de mais de 30 anos, além de 131 métricas organizadas em 8 categorias, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos países através da comparação desses dados. 

 

 

Logos Di?logos de Competitividade

 
 
Voltar
{Ir para o topo}



MBC

Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco C
Sala 1708, Ed. Brasília Trade Center
CEP 70.711-902 - Brasília, DF
55 61 3329 2101 | 55 61 3329 2102
mbc@mbc.org.br

© 2014 Movimento Brasil Competitivo. Todos os direitos reservados.